domingo, 30 de agosto de 2015

Parto humanizado

O parto humanizado é de extrema importância para o casal, pois se percebe benefícios para saúde do bebê, da mãe e do pai, tratando-se do psicológico e físico. O pai tem a oportunidade de acompanhar todo o processo junto com a gestante, desde a gestação até o puerpério.
A gestante(mãe) tem a vivência de estar sendo acolhida de uma maneira humanizada pela equipe médica, pelo pai da criança que, neste processo de descobertas junto com a mãe do bebê, acaba sendo sensibilizado em um universo feminino que ele até então era desconhecido, assim é gerado um vínculo afetivo maior entre os pais e bebê.
Enxergar o ser humano além de um simples “corte de cesariana” é humanizar, olhar a pessoa dentro das suas próprias necessidades, lembrando que, cada gestante tem seu tempo e particularidades diferentes. O parto normal valoriza o ser humano, o “natural fisiológico” da mulher, ou seja, o momento certo do nascimento é respeitado através dos sinais naturais que lhe são transmitidos pelo seu próprio corpo, em uma intensidade emocional e brutal única. Esta é uma visão humanística e plena, olhando para além do corpo, considerando a alma e suas emoções.    

Para o bebê, no momento em que ele vai para o colo da mãe, após todos esses afetos, a experiência de amor é sentida, com a certeza de um acolhimento final e que irá começar a partir dali, em um ciclo e ambiente familiar que predomina o amor que é um sentimento tão profundo e ao mesmo tempo tão simples de ser cultivado e permanecido, pois através dele podemos transformar famílias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário