sábado, 29 de agosto de 2015

Corpo x Alma

TEXTO: Mecanização dos corpos e a influência dos sentimentos para uma verdadeira humanização

O mecanicismo dos corpos e ou a “coisificação” do ser humano surgiram a partir da filosofia cartesiana com o dualismo entre corpo e alma. Esta visão reducionista, de que o corpo é uma máquina ainda existe na contemporaneidade.
O que une corpo e alma são as paixões, pois segundo Descartes, o sujeito se define através do pensamento, onde as paixões são pensamentos da alma, tendo como sua principal consequência o trabalho de induzir a alma a um direcionamento de sua atenção, voltando-a para os efeitos causados pelos afetos no corpo.
Nesta interação de corpo e alma, Descartes é o único que leva em conta a fisiologia das emoções, advindas da paixão, tais como: alegria, tristeza, raiva, ódio, amor e desejo.
Ainda em sua teoria, conclui que, a alma está intimamente ligada à glândula pineal, local onde se unem o corpo e a alma, e também o local que os “espíritos animais” e as ações hormonais se encontram.
A impressão que uma percepção causa está na base de nossos sentimentos, que também são explicados por meio de movimentos dos “espíritos animais”, assim os sentimentos provocam alterações fisiológicas.
Portanto, por mais que as paixões sejam da alma, estão ligadas intimamente ligadas ao corpo, ou seja, o “movimento fisiológico” não podemos controlar com a razão, o controle das paixões, por exemplo, não é da ordem da vontade, pois é a emoção que prevalece, atuando diretamente no corpo, nesse movimento.
Entretanto, o que importa é a descoberta que mesmo que corpo e alma tenham funções e conceitos diferentes, estão intimamente ligados em um só circuito cerebral.
Diante do exposto, devemos ressaltar a importância dos sentimentos para uma verdadeira humanização no âmbito da saúde, educação, entre outras instituições e meios de relacionar-se com o outro. Quebrando assim, a ideia de que o homem é uma máquina, que não pode ter emoções, que não pode adoecer e nem sentir...isto seria desumano, então já que somos um ser humano composto de matéria (corpo), alma e espírito onde todos estão interligados, pois sem um deles o outro não sobreviveria em sua “normal existência”.
Vivemos em um mundo contemporâneo, que ao invés de educar o sujeito a conhecer a si mesmo, e assim poder conhecer e apreender o mundo de uma maneira saudável, estamos construindo “pessoas robotizadas”, entupidas de informações, sendo que o principal está adormecido que é o que nos faz feliz e vivos, onde de uma maneira tão simples poderíamos ter acesso, que se encontra dentro de nós mesmos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário